A entrega e-commerce é uma das etapas mais importantes do gerenciamento de uma loja virtual e a cobrança por esse serviço pode gerar muitos abandonos de carrinho na hora do fechamento de uma venda.

Por este motivo, prazo de entrega e frete são um desafio para o mercado de e-commerce.

“Levantamento mostra que, nos últimos dois anos, prazo prometido para entrega cresceu 62,5% e preço do frete teve aumento de 39%” – Na prática, o efeito é de “pagar mais caro e ainda receber em tempo maior”.

Cada compra feita na internet desencadeia uma série de processos que vão do momento em que o pagamento é efetuado até a conclusão do pedido.

Para o consumidor final, esse processo varia entre a ansiedade de esperar e a realização (ou não) com a chegada. Já para os responsáveis pela entrega os processos são logísticos, norteados por três demandas: entregar no menor tempo possível, com o menor custo possível e, de preferência, da maneira mais transparente possível.

Nesse sentindo, os varejistas online estão cada vez mais investindo em parcerias com empresas de logística e distribuição, que, diferente dos correios, prestam um serviço de informação mais qualificado, tornando o processo de entrega mais transparente e preciso para o cliente – “com informações atualizadas em tempo real o cliente fica mais calmo e menos ansioso… sua experiência de compra torna-se mais positiva e ele se sente confortável para comprar de novo. ”

A dinâmica desse mercado exige agilidade para atender a demanda e manter a satisfação do cliente em meio a tantas variáveis que interferem diretamente na questão da entrega.

A complexidade do sistema de fretes precisa levar em conta a redução de custos com eficiência operacional.

Sobretudo, parcerias com empresas de logística e distribuição aliviam o processo de espera do consumidor e também os custos com frete.

Diferencial das Empresas de Logística e Distribuição

Tecnologias de automação, roteirização e rastreabilidade, permitindo ter entre 98% e 99% de encomendas entregues no prazo, além de compartilhar informações em tempo real com o cliente.

“Hoje é possível prever uma sequência de etapas, da coleta à entrega, e garantir a rastreabilidade do produto. Da mesma forma, a tecnologia garante que a coleta das informações também aconteça dentro da qualidade esperada” 

Repórter GF Express / Divulgação: GUS Digital

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Yngrid Reis

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